quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Holanda em Delirios - Parte 2



Bom, Amsterdam merece ate mesmo um novo delírio..... Realmente, acho que essa é a cidade dos delírios!!!

Bom, andar de bicicleta em Amsterdam é obrigatório a todos!!! Primeiro porque economiza muito com as passagens de transporte... Segundo porque a cidade é preparada para isso!! E por tudo, é uma delícia!!!! Só o frio que cortaaaaaa....

Bom, a primeira licao que REaprendi é.... NAO ACEITAR NADA DE ESTRANHOS... é, minha mae sempre me disse isso, mas me esqueci nesse dia!!! Bom, era sozinha em Amsterdam pois nao fiz o passeio de barco com as meninas. Assim, fui fazer um passeio... depois de muito caminhar, comecei a perceber que estava rodeada por Sexy Shops. Pensei: Devo estar no Red Light. Vou parar por aqui e tomar um cappuccino. Parei no primeiro lugar, pois o dono do bar era taooo simpatico! E era sinistro tambem, pois ele tinha um olho de vidro. Ok, pedi meu cappuccino e ele trouxe subitamente. 2 minutos depois chega ele com um outro cappuccino oferto por um homem dentro do bar. Eu, simpatica como sou, comecei a usar todas as palavras de agradecimento em holandes que eu aprendi... tomei todos os cappuccinos.

Gente... para quem me conhece sabe que sou euforica, ainda mais em Amsterdam. Mas, esse cappuccino... realmente me deu uma euforia extra! Tipo cogumelo de vida do Super Mario Bros, sabem? Eu comecei a pular, a gritar... enlouquecidamente. E pela primeira vez na minha vida, senti vontade de voar!! Era so o que eu dizia!! Eu quero voar!!!!!!!!!!!!!! Essa sensacao durou o dia todo!!! Ninguem entendeu muito bem, mas, depois eu entendi.... no outro dia, vontade de vomitar... enjoo... pensei que fosse da panqueca... mas, acho que nao! Agora sim, posso dizer que estava drogada em Amsterdam... hahahahahahahaa...... mesmo contra minha vontade!!!!

Bom, a cidade realmente eh incrivel! Passagem obrigatoria para todos os mochileiros que vem para Europa. E fica a dica: cuidado com o Cappuccino!!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Holanda em Delirios......

Bom... depois de muito tempo sem escrever nada, resolvi postar em meu primeiro dia de ferias.. sim, posso dizer ferias....

Estou hoje na Holanda, na casa de uma amiga da Giovana (minha amiga brasileira). Daqui a pouco estamos indo apra Amsterdam... Uau, aqui eh tudo lindo demais! Nao tem como descrever! Parece um filme. Sim... da janela vejo as casas e a rua completamente tomada pelas folhas. Um vento e muitooo frio fazem parte da paisagem!

Essa experiencia de viajar e muitooo emocionante. Ate porque sera uma aventura, pois depois de Amsterdam, nao sabemos o que nos espera.....

Porem, confesso que deixar Perugia por um mes me deixou um pouco triste.... fico imaginando como sera deixar Perugia daqui quase dois meses... nao sera nada facil. Mas, eh assim mesmo, nao eh?

Bom, para chegar a Eindhoven ontem eu tomei o maior cha de espera.... foram 5 horas para chegar a Pisa. Quando cheguei no aeroporto, estava fechado! Sim, a 01 da manha o aeroporto completamente fechado. Conheci 3 jovens pessoas que coincidentemente vinham de Perugia tambem e estavam indo para Amsterdam... um arraso! Ficamos o tempo todo juntos, conversando... muito divertido! Um deles era surdo, entao, alem de falar italiano, pude voltar a interpretar um pouco para me fazer entender... hehehehe

foram 5 horas esperando no aeroporto! Depois disso, todos para a fila de embarque e um outro problema: a mala pesava mais de 10 kg. Ou deviamos pagar para despachar (que nao estava nos planos) ou vestir a maior quantidade de roupas possiveis para fazer com que a mala entrasse no compartimento de 10 kg. Ok, vamos la..... todos para o cantinho e comecamos a vestir tudo!!! Sim, depois de 1 minuto, estava suandoooo com uma temperatuda de 4 graus.... Agora, o mais divertido foi ver o surdo vestindo o roupao com 3 moletons por cima! Tres cachecois e um tenis amarrado nos bracos! Gente, vcs nao imaginam como eu ri! kkkkkkkkkk... tirei foto, eh logico... posto mais tarde, no meu facebook!

Bom, esse foi o trajeto ate chegar aqui. A noite a Giovana chegou e eu ainda dormia, pois faziam 36 horas que estava sem dormir! Comemos panquecas feitas pela Marthe (Uma deliciaaaaaa... bacon com acucar, hein?!) e fomos dormir. Agora estamos nos preparando para ir para Amsterdam! Uhuuuuuuuuuuu...........

Bicicletas alugadas, tudo pronto! Realmente, eles so usam bicicleta por aqui! Eh incrivel!!! Meu irmao seria a pessoa mais feliz do mundo aqui na Holanda!!

Mas, mesmo com tudo isso, porque sera que estou com vontade de voltar a Perugia???


Beijos e torno com mais noticias assim que der......

segunda-feira, 28 de junho de 2010

VERÃOOOO!!!



E o verão chegou!!! Isso aí... praia! Esse final de semana foi uma delícia na praia. Foi a primeira praia do Barto e minha primeira vez nos mares italianos e na praia em 2010!
Senigallia é uma praia muito bonita (http://www.comune.senigallia.an.it/senigallia/index.html). É longe de Torgiano, mas vale a pena. A estrada é de uma beleza sem comentários!
O interessante das praias aqui é que você não chega chegando igual ao Brasil. Você deve alugar um espaço na praia, com guarda-sol e cadeiras.. e ai, pode ficar o dia inteiro! Na praia tem todas as muambas imagináveis! Além disso, tem as chinesinhas que passam oferecendo massagem! Muito, muito rica! Sim, nós fizemos.
O mar é uma delícia... há quanto tempo não tomava banho de mar, mesmo morando tãooo pertinho! No verão do Brasil fui apenas 1 vez ao mar... e aqui, já deu para matar a saudade.... inclusive com cerveja um pouco gelada!! Faltou mesmo uma caipirinha, porque o samba tava rolando solto!!!!

Tem um monte de idosos na praia! Muitos... eu quase morri! Queria tirar fotos de vários, mas a Ge não deixou! Aliás, idoso aqui é o que não falta, né... a maioria é simpático, mas tem uns.... vixi!!!

Bom.... delírio al mare postado!!!!! Aguardem o próximo!!!!

Beijos no cuore!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Brufa



Eu, Engenheiros e a Zica fomos a Brufa! É praticamente dentro de Torgiano. Fui informada que havia uma subidinha, mas tudo bem! Imaginei... uma subidinha. Subi mais ou menos uns 100 metros e desci da bicicleta quando vi a placa de subida 2km. Bom, fui caminhando com a bike do lado. Quando começou a reduzir a inclinação, subi na bike e comecei a pedalar... ai, vem uma nova placa: subida 3km. Sim, ok! Paguei mais alguns pecados. O pior foi chegar ao centro da cidade, com os bafos pra fora e não ter nenhum lugar para comprar água, porque eles ainda estavam no horário do almoço. Sim...

Mas, voltando a chegada a cidade, valeu a pena toda a subida! A cidade é incrivelmente linda! Lá de cima da para ver uma paisagem maravilhosa das outras cidadezinhas. As casas são lindas! As ruas, muito estreitas... A cidade estava toda parada, pois era o horário do almoço (15:00 e eles ainda estava fechados).



E essa foi o delírio de hoje! Amanhã é dia de mais giro in bicicletta per Torgiano!!

Lições Aprendidas:

- Sempre levar água, pois não se sabe o horário em que você vai chegar na cidade e pode ser que tudo esteja fechado.
- Levar uma bolsinha no pescoço não é uma boa idéia.
- Aprendi a descer o morro tirando foto, mas percebi que as fotos não ficam tão boas.

Amanhã tem mais delírios!!!

Bacci!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Un Giro in Bicicletta




Eu, Biquini Cavadão e uma Zica fizemos um passeio muito legal! Hoje descobri a maravilha de conhecer lugares de bicicleta, com uma das paisagens mais lindas da Itália.
Sai de Torgiano, fui encher o pneu da bicicleta e sai pedalando pela estrada até a cidade de San Martino in Campo. São aproximadamente 5 km de distância de Torgiano. Na estrada encontrei diversos companheiros de pedalada.... vem gente de vários lugares para pedalar por aqui.

Além da beleza natural, a estrada é fantástica! Saindo de Torgiano havia a primeira comune: Madonna Del Piano. Segui em frente e parei em San Martino in Campo. Uma cidadezinha muito pequenina mas, muito linda!

Il territorio è caratterizzato da resti di colonizzazione umbra, etrusca e romana. Il nome deriva probabilmente dal fatto che vi si organizzava, in epoca romana, un Campo di Marte (accampamento di soldati). Esso venne poi dedicato dai cristiani a S. Martino Guerriero, nel V secolo. L'opera dei Benedettini bonificò la zona intorno all'anno 1000, per poi fondarvi una pieve gestita dall'abbazia di San Pietro a Perugia. Nel 1163, un diploma del Barbarossa nomina il paese per la prima volta. Nel 1380 si dà avvio alla costruzione di un castrum fortificato, la cui opera fu continuata anche grazie ad una delibera dei Priori di Perugia, datata 1382. Dal XVI secolo in poi, San Martino in Campo entra definitivamente nel novero dei territori di Perugia.

Amanhã tem mais pedalada.... próximo destino, ainda não está certo... mas, provavelmente sigo em frente a San Martino. A foto abaixo é do centro da cidade....



Lições Aprendidas:

- É preciso passar protetor solar antes de pedalar (e não apenas no rosto).
- Não se pode tirar foto, escutar música e tomar água ao mesmo tempo enquanto está pedalando.
- Aprendi que é importante guardar o caminho que foi percorrido para não se perder na volta...

Até o próximo delírio!!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Torgiano



Torgiano ha una storia antica, ricca di tradizioni e suggestioni. E' un luogo unico per gli amanti dell'arte, della natura, del vino, dell'olio e del vivere "slow". Un luogo da attraversare e assaporare, emozionante e gustoso...
Antico borgo medievale nel cuore dell'Umbria, sorto sulla confluenza del Tevere con il Chiascio, immerso fra colline ricche di vigneti ed uliveti, Torgiano vede la sua storia legata all'antica Roma e una leggenda lo vuole unito al nome del dio Giano, al quale era dedicato l'antico torrione denominato appunto "Torre di Giano".
Noto per le sue eccellenti produzioni tipiche, soprattutto vino e olio, il paese ha saputo fondere la memoria storica del suo passato con una moderna vocazione all'ospitalità che garantisce a turisti e residenti una confortevole permanenza in una verde oasi di pace e tranquillità. Percorsi naturalistici permettono di seguire lunghi tratti dello sviluppo fluviale del Tevere, in un contesto agricolo che sembra essere rimasto fermo nel tempo.
Grazie all'opera di Giorgio Lungarotti, che fin dalla seconda metà degli anni '60 ha gettato le basi della moderna enologia umbra, Torgiano rappresenta oggi una tra le grandi ed indiscusse capitali italiane del vino.

Hoje, primeiro jogo da Itália na Copa do Mundo, a cidade era uma gritaria só. No intervalo fui até a praça para ver o que estava acontecendo, e me surpreendi ao ver que não havia praticamente ninguém nas ruas... os gritos vinham das casas! Mas, o curioso é que era muita gritaria, especialmente quando se fala de uma cidade em que a faixa etária beira os 70 anos, mais ou menos(rs...)
Além disso, tinha uma comemoração "teen" ao lado da igreja... mas, infelizmente não houveram muitas comemorações, apenas, muitas lamentações.....
Vocês podem imaginar como são as lamentações italianas... sempre aos berros!!

A noite em Torgiano é muito gostosa. Tem muito vento e é muito bom fare una passegiata pela praça. Devido ao calor várias pessoas passeam pelas ruas a noite! A beleza da Umbria é fascinante! A paisagem que se vê da praça é algo que não se imagina! Além disso, não tem preço escutar os velhinhos dizendo: buonasera! Sabe, daquele jeitinho que eu gosto... uixx..... da vontade de levar para casa!!!

Lições Aprendidas:

- Aprendi o nome de alguns jogadores italianos.
- Aprendi a massagear a barriga do nenê quando ele ta com cólica.
- Aprendi como é bom comer gnocchi com abobrinha...hmmmm

quarta-feira, 9 de junho de 2010

La Matta Delle Sigarrette

Aqui vai a primeira lenda de Torgiano, se é que se pode assim dizer. Na noite de ontem, descemos para tomar um sorvete e ficamos sentados na praça. Daqui a pouco, chega uma mulher, com passos de formiga. Rosto totalmente deformado, cabelos grisalhos totalmente descabelados. Pele surrada pelo tempo, uma voz que quase não saia... e eu também não entendia nada!

Aii... essa senhora veio ao nosso encontro e pediu un sigarrette. O Mimmo deu a ela.. e ela ficou falando mais um monte de coisa que eu não entendi. Quando ela se virou, eu descobri a triste história dessa senhora que vive sozinha, há anos em Torgiano.

Diz que essa senhora era uma linda mulher, muito linda! Muito, muito linda mesmo! A mais cobiçada de toda a grande Torgiano. E ela viveu un grande amore e niente più... Daqueles amores que não se esquece jamais!!! E nesse caso, NUNCA mesmo!

Porém, essa senhora não teve o final feliz de conto de fadas... ela foi largada, abandonada e a partir dai, sua vida acabou. Ela passa o dia inteiro caminhando, sempre a passos de formiga (sem exagero) e fumando um cigarro atrás do outro. Sem parar! Essa é a vida dessa pobre linda mulher, que foi vítima das armadilhas do amor!!!

Lições aprendidas:

- Aprendi que não posso esquecer que quanto mais se desce, mais se sobe para voltar...

- Aprendi que o amor pode ser troppo male!

DAIANA NA ITÁLIA



Eu sempre acreditei em sonhos... e hoje, tenho certeza de que tudo realmente é possível!!!!!

Mas, antes de começar a escrever sobre meus delírios na Itália, preciso agradecer as motivações para se chegar até aqui....

Primeiramente quero agradecer a minha mãezinha pelo apoio nessa realização, que superou seus medos, suas fraquezas e encarou de frente, junto comigo, me dando toda a força!!! Sei que está sendo muito difícil, mas a vida sempre caminha para frente, não é mesmo? Para todos nós! E sempre temos algo a ganhar, sempre! E tenho certeza que minha felicidade também é felicidade dela...

Meus irmãos, que foram fundamentais nessa caminhada... muito obrigada! Mesmo! Ao Marcelinho, por existir assim, tãooo picolino!!

Meus cunhados e cunhada pela paciência.... até mesmo pela contagem regressiva!!!

E meus amigos.... esses também foram fundamentais. Na verdade, alguns foram até mesmo os grandes incentivadores de tudo isso, no Brasil, ou na Itália :)! E foram eles que me aguentaram durante muitos meses com todos os dramas e dificuldades que fui encontrando.... e tannnnnta cerveja tomada para relaxar, né?


E a despedida, não poderia ter sido melhor.. com a presença de todos amigos de coração!!! Muito obrigada!!

E aqui estou eu! Na Itália! Quase não consigo acreditar ainda... mas, aqui estou....! Hoje começam os delírios italianos ....

E posso dizer, que realmente não é fácil chegar na Itália. Foram 3 dias... isso, TRÊS dias.... mas, deu tudo certo. A Gê bem que me avisou que ninguém vem para Itália para ser feliz, vem para pagar pecado! Acho que consegui eliminar grande parte dos meus!!!

Depois de 7 horas de espera no aeroporto do Rio de Janeiro, 11 horas de vôo ao lado de um cara com o pior hálito do mundo, 2 horas ao lado de dois religiosos gays e depois de errar de hotel em Roma.... ainda não havia chego em Torgiano!

Foi preciso não conseguir dormir a noite toda, esperar 3 horas por um ônibus e mais 3 horas de viagem para chegar até Perugia para então chegar em Torgiano. E tudo valeu a pena, pois as emoções que senti ao chegar, realmente não tem preço. Descobri como se fala carrinho de mala e como pedir para trocar uma moeda de dois euros por duas de um... tudinho em italiano! Até falei para o taxista que fa troppo caldo qui.... tudo que estava no meu guia de viagem! Fica a dica!


Lições Aprendidas:

- Aprendi que almoçar um pedaço de pizza de 2 euros é a mesma coisa que pedir meia pizza gigante da Baggio;

- Aprendi que a pizza queima, e muito, inclusive o queixo;

- Aprendi que uma bola de sorvete não é como a bola da Paviloche, é preciso aumentar em cinco, mais ou menos;

- Aprendi "Dacci Dentro" !



Beijos no coração!!!!!